quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Escola e o primeiro dia de aulas a sério


Hoje a minha princesa começa mais uma etapa da vida dela, entra para o primeiro ano, a aprendizagem da vida começa agora.

Ainda cheia de sono com uma mochila quase maior que ela, toda arranjadinha disse que queria ir a pé, o pai foi leva-la.

Arranjamos o estojo dos lápis, canetas borrachas etiquetando tudo com o nome dela,
À minha princesa quero que a vida lhe sorria sempre, que o percurso seja feito com alegria de aprender a ler e a descobrir um novo mundo.



terça-feira, 6 de setembro de 2016

O Avô Miguel



Homenagem a um homem bom

Muito distinto e bondoso, conheci-o no Bairro de S. Pedro em Nova Lisboa,  Huambo, Angola, trabalhava nos caminhos de Ferro de Benguela.

Foi educado num colégio de padres, em Malanje,  com a minha pouca idade depreendi que era alguém especial, tratava-me com carinho e dava-me muita atenção.

O Avô Miguel casou com a avó Lurdes, depois de um longo namoro.

Estou a falar do avô Miguel porque merece que seja recordado pelos atos de altruísmo que teve ao longo da vida

1 deles ficou bem registado na minha memória

Como todos nós sabemos a vida dá muitas voltas a avó Lurdes veio de Teixeira de Sousa devido á separação com a avô António Santos, não sei o que esteve na origem, ela apareceu em Nova lisboa e tornou-se  amiga da nossa família e como já mencionei num tema antes eu era a sua confidente ou escriba porque tinha que lhe ler as cartas e depois responder  às muitas que ela recebia dos vários pontos de Angola.


voltando ao avô Miguel foi sempre um homem com carácter e a avó Lurdes também, entretanto chegou a família da avó Lurdes vinda do leste de Angola,  duas meninas as netas Bela e Nela e o filho Manuel Jacaré e ficaram todos na casa dela.

Mais tarde o filho arranjou uma senhora e foi viver para outra casa no mesmo bairro entretanto o Pai,  ex-marido da avó Lurdes, acaba por se vir juntar ao filho e às netas dado que a situação em Teixeira de Sousa tinha ficado muito má a nível de negócios e ele também já se sentia cansado e veio para junto do filho Manuel Jacaré.

Acabou por abrir um negócio juntamente com o filho, assim foram decorrendo os anos até que um dia entre alguns mal entendidos o avô Santos adoeceu e não se entendia nem com o filho nem com a nora, nunca soube o que esteve na origem destes desentendimentos, saiu de casa, não sei onde andou até que acabou por ir ter com a Ex-mulher e pedir auxilio.

Não houve oposição nem da parte dela nem do avô Miguel aceitaram os dois que seria melhor o avô António Santos viver ali com eles do que andar ao Deus dará,  só que a vizinhança ficou muito abismada com esta atitude do casal e congeminaram tanto a respeito do assunto, eles não fizeram caso do que podiam dizer os outros tomaram a atitude de ajudar  um ser humano que precisava de auxilio, uma lição para todos nós que não conseguimos pôr de lado os litígios e partir para um caminho melhor.

O Avô António Santos viveu até ao fim dos seus dias rodeado de conforto e carinho das suas netas
Parece uma história infantil mas não é , passou-se há muitos anos em Angola.